Neste sábado, o Grêmio conquistou uma vitória expressiva sobre o Guarany de Bagé no Gauchão. Entretanto, o foco do debate pós-jogo recaiu sobre a derrota anterior para o São Luiz na Recopa Gaúcha. Especulações surgiram em torno da ausência do time titular e de Renato em Ijuí. O técnico, por sua vez, não deixou as críticas sem resposta e fez uma alusão irônica aos que ele chama de “cornetinhas”, em referência a certos profissionais da imprensa.
– Quanto se trata de Renato, as pessoas têm que aparecer. Uma critica aqui e ali, é válido, mas tem gente que deve ser apaixonada por mim, porque vira e mexe tem que falar meu nome. Não precisa pegar leve, querem pegar pesado, porque deve ser paixão – iniciou Renato.
– Já estava definido que eu não ia viajar, presidente me liberou (…) Lá atrás definimos que não ia o time principal. Aqui dentro tem gente inteligente. Grêmio jogou Gre-Nal, jogo pegado. A decisão tinha sido tomada três semanas atrás. Aí eu pergunto para os cornetinhas: como vou levar o time principal pra Ijuí, seis, sete horas de ônibus, depois do Gre-Nal? Precisei de dois, três dias para recuperar jogadores aqui em Porto Alegre pelo desgaste, queria que eu levasse para Ijuí para o jogador se machucar e ficar fora do campeonato? – questionou.
Em um tom irritado, Renato anunciou que os próximos treinos do Grêmio serão realizados a portas fechadas no CT, por tempo indeterminado. Em suas palavras, ele afirmou que as pessoas responsáveis pela cobertura diária do clube irão “pagar o pato pelos gênios do ar-condicionado”, referindo-se às críticas feitas por determinados jornalistas, sem citar nomes específicos.
Embora em segundo plano, o treinador também avaliou a vitória sobre o Guarany neste sábado. Apesar de ter sofrido o empate no primeiro tempo, o Grêmio construiu uma goleada após o intervalo. Pavon marcou duas vezes, e houve gols também de Geromel e Diego Costa, estreante do dia.
– Acho que o Grêmio fez o dever de casa, sabíamos que era uma partida difícil pelo momento do Guarany, mas apesar do 1 a 1 no primeiro tempo, elogiei minha equipe. Faltava tranquilidade no último passe, na hora de concluir, estava se precipitando. Voltamos para o segundo tempo, começamos bem, fizemos em quatro minutos dois gols. Importante que o Grêmio se impôs, esteve bem o tempo todo – exaltou Renato.
Após a goleada na Arena, o Grêmio encerrou a primeira fase do Gauchão em segundo lugar, com 23 pontos. Como a pontuação nos mata-matas continua a contar para definir os mandos das finais, o time mantém a chance de superar o Inter. Nas quartas de final, enfrentará o Brasil de Pelotas em um jogo único em casa, com a vantagem do empate. A data e o horário ainda estão pendentes de definição.